A Apostila Prefeitura de Rio Verde - GO 2023 - Professor Ensino Fundamental e Educação Infantil foi elaborada de acordo com o edital 2/2022, por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos.
O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem.
Características:
- Conteúdo completo, de acordo com o Edital 2/2022;
- Materiais digitais para reforçar a sua preparação;
- Apostila elaborada por professores especializados em concursos.
Matérias da Apostila:
Língua Portuguesa
Matemática
Informática
Conhecimentos Específicos
Temas para Prova Prática/Didática
Mais informações sobre o concurso Prefeitura de Rio Verde - GO 2022:
Vagas: 300 Vagas + 900 Cadastro Reserva
Inscrições: De 30/01/2023 a 28/02/2023
Salário: R$ 25,63 hora/aula
Taxa de Inscrição: R$ 210,00
Provas: 07/05/2023
Organizadora: UniRV
1.Análise e interpretação de textos: compreensão geral do texto; reconhecimento de ideia central e tese defendida pelo autor; argumentação; coerência e mecanismos de coesão; estrutura e organização do texto e dos parágrafos; relações entre textos; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Tipologias e gêneros textuais 2. Emprego dos pronomes pessoais e relativos. Emprego de tempos e modos verbais. Conjugação verbal. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade, etc.) 3. Significação vocabular: sinônimos, antônimos, parônimos; ambiguidade 4. Pontuação 5. Ortografia 6. Concordâncias verbal e nominal 7. Regências verbal e nominal 8. Crase 9. Acentuação gráfica 10. Redação
1.Razão e proporção 2. Regra de três simples e composta 3. Porcentagem 4. Juros simples e compostos 5. Gráficos e funções polinomiais do 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas . 6. Matrizes e sistemas lineares 7. Progressão aritmética e geométrica 8. Geometria plana, espacial e analítica 9. Sistema métrico: medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo 10. Estatística: descritiva, medidas de posição e medidas de dispersão 11. Análise combinatória 12. Distribuições discretas e contínuas de probabilidade
1.Hardware e componentes 2. Redes de computadores 3. Operações sobre arquivos 4. Dispositivos de armazenamento e nuvem 5. Sistemas Operacionais 6. Conceitos e serviços relacionados à Internet 7. Redes sociais em contexto de uso profissional 8. Correio eletrônico 9. Princípios e boas práticas de segurança da informação, backup e segurança digital 10. Pacote office: editor de texto: Funcionalidades básicas, configuração de página, mala direta, referências e configurações de impressão; Software de planilha eletrônica: Criação de tabelas, gráficos, uso de funções matemáticas, de contagem e condicionais; Software de criação de slides e apresentação: Criação e configuração de apresentações de slides.
1.Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Direitos de aprendizagem, desenvolvimento e os campos de experiência na educação infantil. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem envolvendo as unidades temáticas de cada componente curricular das áreas de conhecimento propostos pela BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental 2. Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica BNC-Professores 3. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena/2013 4. Ensino fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade 5. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI 6. Brinquedos e brincadeiras de creche: Manual de orientação pedagógica-MEC/SEB 2012 7. CARVALHO, Rodrigo Saballa; FOCHI, Paulo Sergio (org.) Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil. República Federativa do Brasil. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Em Aberto, Brasília, v. 30, n.100, p. 1-192, set./dez. 2017. 8. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. 9. Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos 10. A relação entre educação, escola e sociedade. Relação entre escola e comunidade 11. Teorias Pedagógicas. Teorias de Aprendizagem (bases psicológicas) 12. Tendências Pedagógicas da Educação 13. A função sociocultural da escola pública contemporânea 14. Inclusão digital 15. A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador 16. Currículo Escolar: teorias, dimensões e eixos filosóficos. A interdisciplinaridade no currículo e na prática pedagógica 17. Currículo escolar e a diversidade 18. Organização do trabalho pedagógico: documentos referenciais da escola 19. A construção participativa do projeto político-pedagógico e da autonomia da escola: o papel do professor 20. O conselho de classe na escola: como funciona e quem participa 21. Concepção de Habilidades e Competências 22. As contribuições de Rousseau, Comenius, Froebel, Decroly, Freinet, Pestalozzi, Montessori para infância e a Educação Infantil 23. Sequência didática e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais 24. Pedagogia de projetos 25. Inteligências múltiplas 26. História Social da Infância, concepção de infância e de criança 27. A integração entre o cuidar e educar na primeira infância 28. Ética no trabalho docente 29. Papel do professor na prática pedagógica com crianças 30. Proposta pedagógica 31. Planejamento 32. Avaliação na educação infantil 33. O berçário como espaço de desenvolvimento infantil 34. As contribuições da Psicomotricidade para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem 35. A educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial 36. O processo de adaptação da criança na Educação Infantil e o papel do professor 37. A importância da ludicidade no contexto educativo. A importância da utilização de jogos, brincadeiras. 38. Rotina e a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil (jogos, brincadeiras, música, artes, dança, cantigas, histórias) 39. O processo de Alfabetização e Letramento 40. A Psicogênese da Língua escrita. Consciência fonológica e consciência lexical 41. Recursos didático-pedagógicos na educação infantil e no ensino fundamental 42. O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e os processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática 43. Metodologias Ativas da educação 44. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigos 205 a 214). 45. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 1996 46. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal nº 8.069/90 (Artigos 1º a 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – artigos 131 a 140). 47. Lei n.º 14.254, de 30 de novembro de 2021 48. Plano Nacional de Educação - Lei Federal nº 13.005/2014. 49. Política Nacional de Alfabetização - Decreto nº 9.765/ 2019.
1. Organização das experiências no cotidiano da educação infantil: o planejamento da rotina (tempo, espaço, materiais). 2. A educação infantil e o desenvolvimento integral das crianças em suas múltiplas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural 3. A importância do brincar na pré-escola e o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos de idade 4. O papel da linguagem, da musicalização, da arte, do brincar e do movimento nos processos de aprendizagem da criança na educação infantil 5. A leitura e a escrita na educação infantil: a importância da experiência com gêneros textuais/discursivos diversos para o desenvolvimento da linguagem 6. Planejamento de ensino interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para uma aprendizagem significativa 7. O desenvolvimento de habilidades metalinguísticas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental 8. Jogos matemáticos como recursos pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental 9. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e a promoção do pensamento investigativo/crítico/reflexivo para o exercício pleno da cidadania 10. Práticas pedagógicas para a educação socioemocional nos anos iniciais do ensino fundamental.